Economistas reduzem ainda mais previsão de taxa de juros deste ano

0


Os economistas consultados pelo Banco Central reduziram novamente a expectativa para 8% a taxa básica de juros ao fim deste ano. A previsão anterior era de 8,25% de acordo com relatório semanal Focus, do Banco Central, em um cenário de inflação cada vez mais baixa.

No Top-5, grupo que mais acerta as previsões, a expectativa é que a Selic recue ainda mais e encerre este ano em 7,75%, na mediana das projeções, uma queda na estimativa da leitura anterior que era 8%.

Dessa forma, os economistas consultados pela pesquisa também projetam que o Copom (Comitê de Política Monetária) deve ser mais agressivo na reunião de julho, que ocorre na semana que vem, e reduzir a Selic em 1 ponto percentual, ante a expectativa de corte 0,75 ponto percentual. Atualmente, a taxa básica de juros está em 10,25%.

Para 2018, a projeção do mercado para a Selic permaneceu em 8%. O Top-5 vê os juros em 7,75%, na mediana das projeções, ante 7,88% na semana anterior.

A redução da expectativa para a taxa básica de juros vem na esteira da fraqueza da inflação. A projeção para o IPCA neste ano passou a 3,29%, ante 3,38% no levantamento anterior, segundo o relatório Focus. Para o ano que vem, a estimativa é de 4,20%, ante 4,24 %.

Para o crescimento econômico, os analistas mantiveram projeção da avanço do PIB (Produto Interno Bruto) de 2017 a 0,34% e de 2% para 2018.

Folha de S. Paulo 

Comments are closed.